Viagem ao Rio de Janeiro - Dicas e Opiniões


O Rio de Janeiro...tantas opiniões distintas.
Esta é a nossa história, com várias dicas de como passear no Rio.




 
O que fazer?
 
Há tanto para fazer no Rio, e a verdade é que o tempo solarengo que espreita praticamente o ano inteiro, é um óptimo aliado!

No nosso caso, desfrutamos de várias tardes na Lagoa Rodrigo de Freitas. Muitas pessoas a praticar desporto, alguns a beber água de côco, muitos cães a passear com os seus donos e famílias a aproveitar o bom tempo, algumas das coisas que tornam aquele local tão familiar!

Lagoa Rodrigo de Freitas


O que visitar?

 
Seguimos em grande parte os roteiros turísticos que tipicamente encontram na internet, e os locais indispensáveis são:
⏺️Cristo Redentor
⏺️Parque Lage
⏺️Pão de açúcar
⏺️Museu do amanhã
⏺️Praia de Copacabana, Ipanema e Leblon
⏺️Jardim Botânico

⏺️Praia vermelha - Urca (ao pé do Pão de açúcar)
⏺️Centro (museu do Amanhã, museu MAR) 
⏺️Arpoador
⏺️Vista Chinesa


Museu do Amanhã
Cristo Redentor






 













Agora os planos mais locais, aventureiros e diferentes:
 
⏺️Trilhas - subimos até à Pedra Bonita, Bico de Papagaio e Cocanha! Se pretenderem subir até lá, por questões de segurança, aconselhamos que o façam com um guia com experiência (no nosso caso fomos com a Tupinambá Trails)


Pedra Bonita

⏺️Desporto na Praia - Ficámos surpreendidos com a quantidade de pessoas que praticam diariamente desporto na praia. Desde o tradicional futebol de praia à altinha, futevôlei, vôlei e frescobol também são praticados na praia. 

Final de tarde em Ipanema
 
⏺️Saara - um mercado localizado bem no centro da cidade, tem de tudo o que possam imaginar, desde comida, a roupa e... havaianas muito baratinhas 😉 é uma mistura de culturas que vale uma visita!

Esfihas de carne e de espinafres no Saara

Snorkeling numa das paragens do passeio até ilha Grande

⏺️ Ilha Grande - também é turístico, no entanto, por se localizar fora da cidade, podem cair no erro de achar que não vale a pena a deslocação...mas para nós valeu, e muito! Através de uma viagem de autocarro até Angra dos Reis e de seguida um passeio de barco até à Ilha, podem desfrutar de paisagens incríveis, natureza até perder de vista e até uma boa oportunidade para nadar com peixinhos 🐠

Ilha Grande


















⏺️ Petrópolis - com influências do Norte da Europa, confere a sensação de que de repente nós teletransportamos para um local totalmente diferente do centro do Rio de Janeiro. Para quem gosta de compras, aqui poderá encontrar roupa super gira com óptimos descontos. Podem ainda visitar o Museu de Cerveja (por R$18 têm direito a 4 copos de cervejas diferentes para degustar). Aproveitem ainda para passear pelos jardins do Palácio Imperial e apreciar a catedral ao final do dia.
 
Palácio de Cristal em Petrópolis



O que comer/beber?
 
Admitimos que não fomos aventureiros neste aspeto, ou fomos qb!


⏺️Açaí: Sem rodeios, o que deixará mais saudades neste aspeto, será sem dúvida o açaí! Por R$8 (menos de 2euros) tínhamos um copo cheio de açaí, com toppings à escolha (incluindo a famosa Paçoca). Visitámos vários sítios e o @acai_ipanema foi sem dúvida o melhor, para além de super simpático, vem muito bem servido!



Açai com topping de paçoca e amendoim


⏺️Tapioca - se são fãs de tapioca, vão adorar saber que tapioca com várias opções de recheio, é vendida em montes de locais.


⏺️Paçoquita - Somos grandes fãs e se não fosse as imensas calorias, teriamos comido todos os dias. Muitas pessoas pediram-nos para trazer para Portugal, então decidimos comprar uma caixa de 1,5kg que acaba por sair muito mais barato. De todos os que vimos, o local mais barato que encontramos foi uma loja de doces em Petrópolis.

⏺️Farofa - quem conhece sabe que um bom arroz com farofa e feijão preto torna qualquer refeição melhor! Podem escolher entre a típica, que tem apenas farinha de mandioca e temperos, e outras variedades como, por exemplo, com ovo ou bacon.


⏺️ Água de coco - é obrigatório desfrutar de uma água de coco bem gelada ao pé da praia ou da lagoa. Refrescante e com um sabor adocicado ideal...e se pedirem ao vendedor podem ainda comer o interior do coco com um pedacinho do mesmo como colher!



Água de coco à beira da lagoa



⏺️Milho cozido - Na praia ou nos pontos turísticos existem sempre pessoas a vender milho cozido com sal, mas o divertido é ser a maçaroca inteira. Nós nunca tinhamos provado e gostamos bastante. Têm a opção de colocar um molho de manteiga derretida por cima ou comer só pulvilhado de sal fino.
 
‼️É seguro?

 
A questão que toda a gente faz...na nossa opinião: depende! Praticamente não saímos da zona sul da cidade, se o fizemos foi sempre na companhia de familiares que vivem no Rio, por isso só podemos opinar relativamente a essa zona. A verdade é que muitas das vezes saímos de casa com máquina fotográfica e telemóvel, com a devida precaução claro, de apenas os expôr em locais com policiamento.
Ouvimos tiros por duas vezes, longe nós... é uma cidade com muitos conflitos a ocorrer e muita desigualdade. No entanto, este tipo de situações não é de todo impeditiva de viajar para lá e, inclusivamente, passear descansados. Felizmente a polícia responde prontamente a todas as situações e é comum ver carros da polícia na rua.



Vista antes de subir ao Cristo Redentor

Praia Vermelha ao final da tarde

Terminada a viagem e de volta às nossas rotinas, olhamos para trás e sentimos que nos 20 dias que estivémos no Brasil pudemos não só contemplar a beleza de um local no qual a natureza se funde com a cidade, como também perceber que a realidade conflituosa que nos é transmitida diariamente nos noticiários não está generalizada a toda a cidade do Rio de Janeiro e que, por isso mesmo, este é um local obrigatório de visita! 
Esperamos que este post seja útil para futuras viagens por esse lado,

Twobytwo



Sem comentários:

Enviar um comentário